Como os vídeos podem ajudar seu negócio em tempos de crise

03 de abril 2020

Já sabemos que é uma estratégia comum, em tempos de crise econômica, que empresas realizem alguns cortes em investimentos para se manter funcionando. Dentre esses cortes, estão geralmente os investimentos em marketing, mídia e propaganda, considerados mais uma futilidade do que um pilar de sustentação na estrutura do negócio.

A situação atual não é das mais animadoras, porém, antes de proceder com essa decisão radical, que tal avaliarmos mais a fundo? O cenário, mesmo não sendo dos melhores, pode se mostrar uma ótima oportunidade para se destacar no mercado.

Primeiramente, podemos começar analisando a publicidade atual. Ela já não é mais a mesma de anos atrás. Hoje, sua empresa precisa criar um relacionamento com o consumidor, gerar laços, estar próximo, mostrar atributos dos quais ele possa se identificar. As pessoas buscam cada vez mais uma figura real no que consomem, algo que vale a pena ser defendido, consumido e compartilhado. E como isso vai acontecer de maneira sólida se em meio a um período de dificuldade você se mostrar ausente? Certamente, é quando mais o seu consumidor irá olhar para como você está se portando.

 

Então, em que tipos de vídeos eu poderia investir nesse momento?

 

Deve-se levar em consideração que disfarçar um momento de dificuldade, quando vivido por todos, não é uma boa maneira de lidar com a situação. Mas como falar sobre o problema? Pois bem, existem diversas maneiras de acordo com cada segmento. Aí vão algumas opções que podem se encaixar no seu:

 

Vídeos Informativos:

Podem ser uma ótima maneira de demonstrar preocupação e transmitir informações com dinâmica. Vivendo na era das “fake news”, é de extrema relevância se posicionar, transmitir notícias e orientações corretas e suas fontes. Seu consumidor irá interpretar esse conteúdo de forma positiva, você mostrou a ele que se preocupa e que está em busca de deixá-lo por dentro de tudo.

 

 

Vídeos Institucionais:

Aqui se pode trabalhar com mais intimidade. Use a relação construída com seu consumidor para apoiá-lo. Em momentos difíceis, muitas pessoas buscam por mensagens positivas, suporte, identificação. Algo que trabalhe com humanidade, valorização do ser humano e de sua capacidade pode dar o impulso necessário para que seu público se mantenha presente a todo momento.

 

Vídeos Interativos: 

Também são uma ótima maneira de se aproximar do seu consumidor. Converse com ele, mostre quais são as suas decisões diante da situação atual, como você têm se reinventado e as opções que criou para ele continuar te acompanhando, continuar consumindo e continuar te apoiando. 

 

Essas são ótimas opções para web, onde já vimos que se encontra a maior parte de consumo de conteúdos em vídeo e onde o consumidor pode te responder, compartilhar seu material e expressar suas opiniões, que, inclusive, devem ser consideradas e usadas como feedback logo depois. Também é possível criar algo do zero, de acordo com o que você deseja transmitir. Sempre haverá essa possibilidade. 

Apenas reforçando, o importante nesse momento é que você esteja presente, a propaganda continua sendo a forma mais fácil de se mostrar ao mercado e dizer a todo o momento que você está forte e confiante. Isso com certeza fará a diferença no seu negócio.

E aí, vamos manter o seu negócio funcionando da melhor maneira possível? Toda ideia merece sair do papel! Entre em contato conosco para batermos um papo e escolhermos as melhores alternativas para você!