Porque a sua empresa precisa de um filme institucional?

30 de setembro 2019

A era digital já é nossa atual realidade e quem não se adapta ao seu formato de transmitir informações e diversos conteúdos rapidamente, acaba ficando em desvantagem. Isso vale para inúmeras áreas de atuação, pois entre o consumidor moderno, a aceitação de propagandas dentro das plataformas sociais têm dependido de como isso chega até ele. Devido à rotina corrida e cheia do dia a dia, há uma maior seletividade do que será assistido, lido ou compartilhado e por isso é importante que a marca tente se conectar de maneira emocional, mais profunda e relevante para o consumidor. 

Mas o que é um Vídeo Institucional? E pra que serve?

 

O vídeo institucional, como seu próprio nome já diz, é uma ferramenta de comunicação utilizada por instituições ou empresas com objetivo de aumentar o valor percebido de sua marca, gerar mais credibilidade, mostrar sua infraestrutura, contar uma história, integrar colaboradores e inúmeras outras  possibilidades. O diferencial de um vídeo institucional é seu foco emocional, ele não possui regras definidas, mas não está buscando vender um produto, uma solução ou uma ideia especificamente dita. Através dele, será possível perceber os valores de sua marca, seu posicionamento e a forma como se relaciona com seu público.

É possível explorar sensações, lembranças, coisas em comum. Tudo vai depender de seus componentes. Uma música emocionante, uma narrativa empolgante que desperte curiosidade para o seu final, uma locução envolvente, uma memória de senso comum. Tudo isso cria um vínculo com seu espectador conforme os segundos se passam.

Além disso, um vídeo institucional pode ser muito versátil e sua mensagem ter diversos usos dentro de uma organização. Seja em reuniões, eventos, treinamentos e até mesmo compartilhado por seus colaboradores.

E por que escolher um Vídeo Institucional?

 

Como já sabemos, os vídeos têm maior poder de persuasão e alcance pois as pessoas se interessam cada vez mais em assistir do que ler. Nunca “uma imagem vale mais que mil palavras” esteve tão bem colocado. Para se ter uma ideia, uma página com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira posição do Google e pessoas costumam ficar 2 minutos a mais nessas páginas. No Facebook, por exemplo, anúncios com vídeos tem 43% mais compartilhamentos que outros formatos.

Embora a produção audiovisual esteja cada dia mais em evidência no mercado de marketing, o vídeo institucional ainda é um diferencial dentre empresas, pois nem todas possuem um,  e menor ainda é o número de empresas que conseguem gerar uma experiência memorável através dele. Se bem desenvolvido e aplicado, o vídeo institucional fará seu consumidor ver sua marca com outros olhos, com mais admiração e sentirá mais vontade de indicá-lo para que outros também a vejam assim. Em resumo, você gerou uma experiência agradável ao seu consumidor e será lembrado em momentos oportunos.

O vídeo institucional também possui um formato atemporal, ou seja, se manterá atualizado e poderá ser utilizado por muitos anos se tiver total aproveitamento do conteúdo disponibilizado para sua produção.

Estipular desde o início qual será seu objetivo principal através desse vídeo é crucial para traçar estratégias concretas e, por isso, é necessário contratar uma produtora experiente, especializada e com todos os recursos necessários que assegure que o seu projeto final terá a qualidade que merece. E é claro, resultados.

Veja alguns exemplos de vídeos institucionais produzido por nós:

Agora que você já sabe o que é um vídeo institucional e a importância que ele tem para a sua marca, que tal começar a planejar um roteiro para a sua empresa? Nós da Núcleo Vídeo estamos dispostos a ajudar! 🙂